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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3PDGJ58
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.07.14.25
Última Atualização2017:11.23.17.05.53 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.07.14.25.03
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.02.27.37 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17938-TDI/2664
Chave de CitaçãoSumida:2017:CaAnSi
TítuloCalibração e análise de simuladores de dinâmicas de helicópteros por Bred Vector
Título AlternativoCalibratoin and analysis of helicopter dynamics simulators by Bred Vector
CursoCAP-COMP-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-08-24
Data de Acesso04 maio 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Computação Aplicada)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas108
Número de Arquivos1
Tamanho3675 KiB
2. Contextualização
AutorSumida, Ivana Yoshie
BancaRamos, Fernando Manuel (Presidente)
Campos Velho, Haroldo Fraga de (Orientador)
Sandri, Sandra Aparecida
Stephany, Stephan
Góes, Luiz Carlos Sandoval
Ritto, Thiago Gamboa
Endereço de e-Mailivanayoshie@yahoo.com.br
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-08-07 14:25:42 :: ivanayoshie@yahoo.com.br -> administrator ::
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2018-06-04 02:27:37 :: administrator -> :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavedinâmica de voo
identificação de parâmetros
bred vector
flight dynamic
parameter identification
bred vector
ResumoO setor aeroespacial é fortemente ligado a diversas áreas da computação. São exemplos bem conhecidos: aerodinâmica computacional, controle computadorizado de aeronaves, softwares do segmento de solo e simuladores de voo. Há um uso crescente de simuladores de voo com o objetivo de aumentar a segurança das operações. Para que os simuladores tenham uma boa aderência com a realidade é preciso calibrá-los, ou seja, identificar os parâmetros que tornem a simulação o mais próximo possível da dinâmica real. Após determinar tais parâmetros, o simulador estará pronto para ser usado na avaliação de foguetes, aeronaves e no treinamento de pilotos. A identificação de parâmetros, que caracteriza o comportamento aerodinâmico da aeronave, pode ser formulada como um problema de otimização. Um dos objetivos desse trabalho é realizar a calibração de um simulador da dinâmica de helicóptero através da meta-heurística: algoritmo de colisão de múltiplas partículas (MPCA: Multiple Particle Collision Algorithm). Os resultados foram comparados com os encontrados pelo algoritmo genético. Entretanto, uma análise da dinâmica também é relevante para que o simulador possa bem representar a resposta da aeronave. O segundo objetivo deste trabalho é realizar a previsibilidade da dinâmica. Nessa etapa, o problema da previsibilidade é formulado como um problema de classificação. Uma técnica baseada em ${''}$bred vectors${''}$ é empregada para avaliar um sistema dinâmico não linear e classificadores neuro-difusos são utilizados para identificação das classes de previsibilidade. Neste trabalho, a aplicação da metodologia de ${''}$bred vectors${''}$ tem foco na dinâmica do rotor de um helicóptero. ABSTRACT: The aerospace industry is strongly connected to several computing areas, such as computer aerodynamics, computerized control of aircraft, ground segment software, and flight simulators. Flight simulators are being largely used to increase the safety of operations. In order that the simulators have a good adherence to reality, they need to be calibrated, that is, identify the parameters that make the simulation as close as possible to the real dynamic. After these parameters are identified, the simulator is ready to be used to evaluate rockets and aircraft, as well as in pilot training. Determining these parameters, which characterizes the aerodynamic behavior of the aircraft, can be formulated as an optimization problem. One of the goals of this work is to calibrate the simulator of a helicopter dynamics using a new meta-heuristic named MPCA (Multiple Particle Collision Algorithm). The results were compared to the ones found using a genetic algorithm. However, an analysis of the flight dynamics is also relevant so that the simulator can represent the response of the aircraft. The second goal of this work is to predict the flight dynamics of a simulator. At this stage, the problem of predictability was formulated as a classification problem. A bred vector based technique was employed to evaluate a non-linear dynamic system, and neuro-fuzzy classifiers were used to identify predictability classes. The application of bred vectors methodology focused on the dynamics of the rotor of a helicopter.
ÁreaCOMP
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2PHGS
Lista de Itens Citando
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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